Space ensemble —



Multiforme na sua essência e atuação, o Space Ensemble dedica-se a eventos musicais e artísticos, de carácter educativo e com especial incidência no desenvolvimento cultural dos territórios.

Inicialmente criado como uma formação musical, evoluiu ao longo dos anos para se tornar mais do que isso, afirmando-se no mundo da produção cultural abraçando diferentes valências.

Formação musical orgânica e mutante

Fiel à sua origem, o Space Ensemble é uma formação musical orgânica e mutante, que se baseia na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e o contexto dos eventos.

Um processo de exploração que se desenvolveu ao longo das várias edições do Space Festival (dedicado à música improvisada que decorreu entre 1999 e 2005), e que acabou por ser a base de preparação de inúmeros projetos e espetáculos que, desde então, percorreram as principais salas de Portugal

Serviço educativo

Nos seus espetáculos cruza várias vertentes artísticas, trabalhando essencialmente o formato filme-concerto. Aposta na produção de programas para toda a família, com carácter de serviço educativo, tendo já abordado temas como a Matemática, o Ambiente, ou a memória coletiva de alguns territórios, além de ser responsável por programas de formação musical em diversos projetos sociais.










Ao longo dos mais de 10 anos de carreira, o Space Ensemble tem vindo a musicar obras marcantes do cinema mundial, essencialmente na área de documentário e animação, tendo já percorrido a obra de autores emblemáticos como Lotte Reiniger, Dziga Vertov, Norman McLaren e muitos outros. Entre os inúmeros programas que relembram diversas figuras sociais e culturais incontornáveis, salientam-se também as homenagens a Ornette Coleman, John Zorn e Tim Berne.

Plataforma de produção cultural

Pela variedade de espetáculos e projetos aos quais se dedica, o Space Ensemble funciona como uma plataforma de produção cultural, ocupando-se das diversas fases de produção e concretização dos seus programas culturais.

Os projetos que vai criando e acolhendo têm-se focado na dinamização cultural do norte de Portugal, algo que potencia o desenvolvimento exponencial de diversos territórios do interior. O Space Ensemble pode criar projetos à medida de cada município, explorando a identidade cultural das regiões e respetivas comunidades, minimizando as assimetrias.

Já se apresentou em diversos eventos e festivais como o Serralves em Festa, o Festival Vodafone Paredes de Coura, o Festival de Jazz de Portalegre, Os Dias a Crescer, em Guimarães, entre outros, assim como em algumas das melhores salas nacionais, entre elas a Casa da Música, no Porto, Cine-Teatro de Estarreja, Theatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, CAE Portalegre, Cinema Passos Manuel, no Porto, Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, Teatro Viriato, em Viseu e o Teatro Municipal de Vila Real.


[EN]
ABOUT

Space Ensemble is an organic and mutant Portuguese musical group that is dedicated to various artistic projects.

In addition to the concerts we create and produce with a strong educational service component, we develop projects in the north of Portugal that focus on the identity of several territories, bringing cultural solutions to municipalities, which contribute to the socio-cultural development of the regions, reducing the asymmetries between them.

Space Ensemble started after the organization of Space Festival, between 1999 and 2005, dedicated to improvised music and experimental arts, which has become the launching pad for numerous artistic projects that are since then being performed at the main venues of Portugal, exploring the complicities between the musicians involved and testing stylistic combinations, according to the locations and context of the events.