Sofia Pancada

Comunicação

Nasceu em 1998, nas Caldas da Rainha. Licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas, com especialização em Comunicação e Cultura e Ciências do Património, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ciclo de formação que terminou na Charles University em Praga, República Checa, num programa misto entre duas faculdades - Faculty of Arts e Faculty of Social Sciences. Fez uma Pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas na NOVA FCSH. Em 2020 estagiou no Diário de Notícias, colaborou na produção de conteúdos para a comunicação do Festival de Almada (Teatro), do Festival TODOS e de espetáculos independentes.

Como complemento à sua formação académica realizou vários cursos intensivos, entre eles: Jornalismo Cultural e Produção de Conteúdos em Contexto Digital (NOVA FCSH), Marketing digital aplicado à Cultura e Comunicação Digiral (Acesso Cultura), Planeamento e Gestão de Eventos Culturais e Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais (Gerador), Linguagem Neutra e Inclusiva (MAAT e Acesso Cultura - Masterclass) entre outros.

Atualmente trabalha na área de comunicação, produção de conteúdos e assistência à elaboração de candidaturas em diversos projetos culturais nacionais e europeus, maioritariamente em territórios de baixa densidade. Ao mesmo tempo, realiza um Mestrado em Ciências da Comunicação - Especialização em Comunicação e Artes (NOVA FCSH), onde tem vindo a aprofundar investigação de temas diversos, com especial interesse no desenvolvimento de projetos com comunidades, sensibilização e fidelização de públicos, e práticas artísticas acessíveis, inclusivas e éticas.