Strike


[FILME-CONCERTO]


“A Greve" é uma visão embrionária da estética de Eisenstein (o primeiro cineasta a usar verdadeiras técnicas de montagem) e um verdadeiro compêndio de cinema experimental.
Carla B. Ribeiro, Público


Strike (título original Stachka, de 1925),
de Sergei Eisenstein, retrata uma greve operária altamente reprimida pela polícia, protagonizada por trabalhadores de uma fábrica na Rússia pré-revolução. Neste filme-concerto, o Space Ensemble propõe-se a musicar a primeira longa-metragem de Eisenstein, originalmente muda, partilhando o palco com alunos de diversas escolas de música locais, como resultado da sua Oficina de Música para Filmes.

Nesta oficina os participantes são convidados a conhecer o processo de musicar filmes ao vivo, usando o filme Strike como estímulo para abordar temas como a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes.

Esta residência pode incluir a participação da Escola do Rock de Paredes de Coura, também dirigida pelo Space Ensemble, que acrescenta a este processo o intercâmbio entre escolas.


[EN]
Strike

Strike (original title Stachka, 1925), by Sergei Eisenstein, depicts a workers' strike highly repressed by the police, played by factory workers in pre-revolutionary Russia. In this film-concert, Space Ensemble presents this movie with a new original soundtrack, sharing the stage with students from several local music schools, as a result of their Music for Films Workshop, where students are invited to learn how to use cinema as a stimulus for music creation, covering themes such as free improvisation, directed improvisation and the creation of music for films.

 







Ficha artística



Formadores

João Martins

Miguel Ramos

Samuel Martins Coelho

Sergio Bastos  

Direcção artística - Nuno Alves


Escolas

Escolas de música locais

 
A composição e instrumentação do grupo pode variar, em função das datas e contextos das apresentações.


Ficha técnica Strike (1925)


Escrita e Realização - Sergei Eisenstein





CONTACTOS
para marcação de concertos:


email: spaceensemble@gmail.com

telefone: +351 91 462 48 63