Floresta Animada
[filme-concerto]
Este programa reune um conjunto de filmes de animação sobre a vida na floresta, percorrendo vários momentos da história do cinema de animação, e reunindo trabalhos de realizadores de várias gerações e nacionalidades.
Um programa que pretende agradar a toda a família, pelos filmes infantis e educativos, pela música ao vivo e pela diversidade de instrumentos utilizados (harpa, piano, serrote, saxofone, theremin).
O Space Ensemble já apresentou este espectáculo nas principais salas do país, desde 2009, e tem vindo a renová-lo com novos filmes de animação assim como com a participação de inúmeros músicos convidados.
Os Filmes:
O programa de filmes é composto de curtas-metragens de animação contemporâneas dos realizadores Kirsten Lepore (USA), Georges Schwizgebel (Suiça), Heikki Prepula, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen (Finlândia).
Retouches (dir. Georges Schwizgebel)
Heikki Prepula criou uma série de filmes para as crianças do ensino pré-primário e primário, e neles trata temas como a amizade, a co-existência pacífica, a cooperação, a ajuda aos amigos e às pessoas mais fracas e a capacidade para resolver problemas. Utiliza animação em 2D com silhuetas em cartolina.
Ismo Virtanen e Mariko Härkönen, apresentam-nos as histórias de dois insectos, Turilas & Jäärä, que vivem numa floresta e utilizam os objectos de uma forma surpreendente e pouco convencional. Estes realizadores, pretendem com esta série de filmes “ensinar a apreciar a criatividade e a reciclagem. Queremos encorajar as crianças a usar mais a sua imaginação e a inventar os seus próprios brinquedos.”
O Concerto:
O Space Ensemble acompanha estes filmes com interpretações ao vivo, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo.
Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o theremin, airfx, sequenciadores, samples, DJ set, contratear, mesa, serrote, balões, brinquedos em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos (harpa, flauta, piano) ou populares (guitarra, clarinete, saxofone, bateria, contrabaixo).
Ao longo do espectáculo alguns destes instrumentos serão apresentados e algumas crianças poderão ser convidadas a subir ao palco para os experimentar.
Músicos:
Eleonor Picas . harpa
Henrique Fernandes . contra-baixo
João Martins . saxofones
João Tiago Fernandes . percussão
José Miguel Pinto . guitarra
Nuno Alves . electrónica
Sérgio Bastos . piano
Cargo Collective 2017 — Frogtown, Los Angeles