Uma Visita Real

[ESPETÁCULO MULTIDISCIPLINAR | PROJETO COMUNITÁRIO]


Para celebrar os 500 Anos do Foral de Paredes de Coura, a vila minhota recebeu Uma Visita Real, um projeto comunitário que explora a identidade cultural do território. Nuno Alves e José Guilherme Marques criaram um filme baseado em escritos antigos e marcos arquitetónicos de Paredes de Coura, que é musicado ao vivo pelo Space Ensemble e por mais de 90 músicos, com idades entre os 8 e os 80 anos. Um espetáculo de e para a comunidade courense.

Neste filme-concerto recupera-se a história de fundação da vila, quando D. Manuel I assina o foral, em 1515, e faz de Paredes de Coura o que é hoje. Este rei nunca chegou a visitar a terra que oficializou como vila… até agora. Uma Visita Real acompanha a visita do rei a Paredes de Coura, explora a sua paisagem rural, costumes e tradições.

Espetáculo apresentado a 18 de abril de 2015, em Paredes de Coura.

                 

[EN]
A Royal Visit

A Royal Visit is a community-based project that explores the cultural identity of the minho village Paredes de Coura, to celebrate the 500th Anniversary of it’s charter (a historical document from 1515).

Nuno Alves and José Guilherme Marques created a film based on ancient writings and architectural landmarks, which is set to live music by Space Ensemble and more than 90 musicians, aged 8 to 80. A show by and for the Courense community.





Teaser Uma Visita Real - Paredes de Coura 2015 


Ficha artística


Música ao vivo - Space Ensemble e Comunidade Courense

Direção musical - Samuel Martins Coelho, Miguel Ramos, Maria Mónica e Sérgio Bastos

Produção - Space Ensemble e Município de Paredes de Coura


Ficha técnica Uma Visita Real (2015)


Guião e realização - Nuno Alves e José Guilherme Marques

Interpretação - Frederico Gomes

Grafismos - Mário Meira

Locução
- Rui Portulez


A partir de excertos de Arcas Encoiradas, de Aquilino Ribeiro, Paredes de Coura, de Narciso C. Alves da Cunha, e Cartas de Bernardino Machado a Aquilino Ribeiro.




CONTACTOS
para marcação de concertos:


email: spaceensemble@gmail.com

telefone: +351 91 462 48 63