Piratas e Sereias,
Ostras e Baleias

[NOVO PROGRAMA -  ESTREIA 2019]
[FILME-CONCERTO]



Faroleiros, marinheiros, pescadores,
focas, caranguejos, tubarões...
 

Uma viagem às profundezas dos oceanos,
embalada na magia do cinema de animação,
musicado em tempo real e ao vivo
por um sem fim de instrumentos e coisas absurdas.
 



Mal de Terre
Realizado por Olesya Shchukina





  
FISHER
Realizado por Yoram Benz
Um pescador que afinal era um peixe, 
Um caranguejo muito muito velho e muito muito grande que se disfarça de ilha para caçar e coleccionar barcos,
um barquinho casca de noz que consegue dar a volta ao mundo,
uma sereia que acaba enlatada com as suas primas sardinhas...

São algumas das impressionantes personagens que fazem parte do novo programa do Space Ensemble.





Um espectáculo que reune o melhor cinema de animação. Obras de uma nova geração de realizadores, em trabalhos independentes ou em trabalhos académicos.
Uma prova da qualidade do ensino das grandes escolas de animação do circuito mundial [The Animation Workshop, Supinfocom, La Poudrière ]
e uma demonstração de que as técnicas tradicionais são ainda hoje a base para a criação de deliciosas histórias visuais.


Os filmes são musicados ao vivo e em tempo real pelos múltiplos instrumentistas do Space Ensemble, recriando o ambiente clássico dos filme-concerto.

Um palco preenchido por inúmeros instrumentos, dos mais clássicos piano, harpa, saxofone, marimba, aos modernos e futuristas AirFx, Theremin, TeAr, sequenciadores, etc.

Tudo isso e mais uma panóplia de objectos, brinquedos e utilitários, que permitem, com muita magia e imaginação, criar os efeitos especiais sonoros necessários para uma excelente vivência das animações.



    
Little Boat
Realizado por Nelson Boles

 



Ficha Artística:

Músicos:  Miguel Ramos, Sérgio Bastos, Eleonor Picas, Nuno Ferros <+ tbd>

Filmes realizados por: Nelson Boles, Yoran Benz, Olesya Shchukina, <+ tbd>

Músicas compostas por: João Tiago Magalhães, Miguel Ramos, Sérgio Bastos

Direcção Artística: Nuno Alves

CONTACTOS para marcação de concertos: 

email: spaceensemble@gmail.com

telefone: +351 91 462 48 63


Mark
[filme-concerto]


O Space Ensemble interpreta uma banda sonora original para as curtas-metragens finlandesas do realizador Heikki Prepula (canguru Gussy e outras fábulas) e episódios dos filmes Turilas & Jäärä, dos realizadores Ismo Virtanen e Mariko Härkönen.

Há serrote e theremin, guitarras e harpa, mesa e balões, num filme-concerto em que serão revelados detalhes importantes da Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal, às caixas de música, aos cocos e aos pilotos de corridas de automóveis.




Formação:

Sérgio Bastos (piano)
Eleonor Picas (harpa)
João Martins (saxofones, melódica, flauta, berbequim)
João Tiago Fernandes (bateria, marimba)
Henrique Fernandes (contrabaixo, acordeão)
Nuno Ferros (dj set, electrónicas)
José Miguel Pinto (guitarra, theremin)




Paredes de Coura vai receber uma visita inédita e inesperada.
Que impressão causará esta pacata vila a tão ilustre forasteiro?






‪#‎ESTREIA/APRESENTAÇÃO ÚNICA
Dia 18 de Abril 2015 às 21:30 @ Paredes de Coura

FILME-CONCERTO
Um filme © Nuno Alves e José Guilherme Marques
Musicado ao vivo © Space Ensemble + comunidade Courense
Locução: Rui Portulez


Um espectáculo produzido para as celebrações dos 500 Anos do Foral de Paredes de Coura, que reuniu em palco mais de 90 músicos, com idades entre os 8 e os 80 anos.



Floresta Animada

[filme-concerto]



Este programa reune um conjunto de filmes de animação sobre a vida na floresta, percorrendo vários momentos da história do cinema de animação, e reunindo trabalhos de realizadores de várias gerações e nacionalidades.


Um programa que pretende agradar a toda a família, pelos filmes infantis e educativos, pela música ao vivo e pela diversidade de instrumentos utilizados (harpa, piano, serrote, saxofone, theremin).

O Space Ensemble já apresentou este espectáculo nas principais salas do país, desde 2009, e tem vindo a renová-lo com novos filmes de animação assim como com a participação de inúmeros músicos convidados.


Os Filmes:

O programa de filmes é composto de curtas-metragens de animação contemporâneas dos realizadores Kirsten Lepore (USA), Georges Schwizgebel (Suiça), Heikki Prepula, Ismo Virtanen e Mariko Härkönen (Finlândia).

The Bottle (dir. Kirsten Lepore)

Retouches (dir. Georges Schwizgebel)


Retouches (dir. Georges Schwizgebel)

Realizador Georges Schwizgebel


Heikki Prepula criou uma série de filmes para as crianças do ensino pré-primário e primário, e neles trata temas como a amizade, a co-existência pacífica, a cooperação, a ajuda aos amigos e às pessoas mais fracas e a capacidade para resolver problemas. Utiliza animação em 2D com silhuetas em cartolina.
Kolme Pukkia (dir. Heikki Prepula)


Ismo Virtanen e Mariko Härkönen, apresentam-nos as histórias de dois insectos, Turilas & Jäärä, que vivem numa floresta e utilizam os objectos de uma forma surpreendente e pouco convencional. Estes realizadores, pretendem com esta série de filmes “ensinar a apreciar a criatividade e a reciclagem. Queremos encorajar as crianças a usar mais a sua imaginação e a inventar os seus próprios brinquedos.”

Turilas & Jäärä (dir. Ismo Virtanen e Mariko Härkönen)
Turilas & Jäärä (dir. Ismo Virtanen e Mariko Härkönen)


O Concerto:

O Space Ensemble acompanha estes filmes com interpretações ao vivo, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo.

Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o theremin, airfx, sequenciadores, samples, DJ set, contratear, mesa, serrote, balões, brinquedos em perfeita sintonia com os instrumentos clássicos (harpa, flauta, piano) ou populares (guitarra, clarinete, saxofone, bateria, contrabaixo).

Ao longo do espectáculo alguns destes instrumentos serão apresentados e algumas crianças poderão ser convidadas a subir ao palco para os experimentar.

Músicos:
Eleonor Picas . harpa
Henrique Fernandes . contra-baixo
João Martins . saxofones
João Tiago Fernandes . percussão
José Miguel Pinto . guitarra
Nuno Alves . electrónica
Sérgio Bastos . piano

AlgoRítmico
Música e Matemática


um programa/FILME-CONCERTO do Space Ensemble

“[…] Nenhum matemático devia alguma vez esquecer que a matemática,
mais do que qualquer outra arte ou ciência, é um jogo juvenil.”

G. H. Hardy (1877-1947)







O Space Ensemble encara o desafio de construir um programa de filmes-concerto relacionando Música e Matemática com naturalidade e entusiasmo.
Frequentemente referidas como linguagens universais, a relação entre Música e Matemática parece ser uma fonte inesgotável de descoberta e inspiração e o Space Ensemble escolhe uma perspectiva bastante particular: a Música, nosso território “nativo”, é uma linguagem universal por ser, com o movimento, condição prévia de comunicação, socialização e, assim, humanidade— une todos os seres humanos no que há de mais elementar e instintivo; a Matemática, base do conhecimento, como ciência e aprendizagem, é também universal, por operar como uma poderosa ferramenta de modelação e manipulação da realidade (esta e todas as outras) e, assim, se constituir também como mecanismo de tradução e conversão entre virtualmente todos os domínios humanos— congrega e articula todas as formas de conhecimento e criação.

Assim, mais do que relacionar Música e Matemática, procuramos usar a universalidade da expressão musical como forma de ilustrar a extraordinária potência da ciência matemática na construção de relações: construímos música a partir de números, em jogos com o público ou com filmes, musicamos as composições geométricas animadas de Norman McClaren e René Jodoin e invertemos o processo, criando novas animações, que traduzem, em tempo real, a música produzida.

AlgoRítmico é um jogo juvenil, como a própria Matemática, segundo Hardy. Um jogo de sons e imagens, com regras matemáticas, como o mundo.

A origem do Nome:

Algoritmo e Algarismo têm a mesma origem etimológica: al-Khuwarizmi era um matemático árabe do séc. IX e não é comum que palavras tão importantes e de uso científico tenham origem no nome duma pessoa.

Na origem da palavra algoritmo também participa o grego para número: “arithmós” (donde vem a Aritmética).

“Arithmós” é número, em grego, e significa número e quantidade e “Rhuthmós” é ritmo, em grego, e significa medida, cadência e ritmo.
Portanto, o “rhuthmós”, a medida, pode ser representada por
“arithmós”, quantidades. Giro, não é?

Daqui, temos a Aritmética, o Algarismo, o Algoritmo, o Ritmo e…

Já Matemática vem também do grego “mathematikê” ou “mathêmatikós”, que junta “máthêma” ou “mathêmatos” (estudo, ciência, conhecimento), que vem de “manthánô” (estudar, aprender), com “-ica”, um sufixo grego especialmente usado no domínio das artes, ciências, técnicas,
doutrinas e afins, fazendo da Matemática a ciência fundamental, por se construir com base etimológica na própria ideia da aprendizagem e construção do conhecimento.

Se pensarmos que a Música (“mosoikê”) é, etimologicamente, também, a Arte das Musas, ou seja a Arte das Artes… temos uma espécie de “ciclo virtuoso”, em vez de “ciclo vicioso”.

Isto tudo dá o quê? Dá AlgoRítmico.



Ficha Artística:
Músicos:
Eleonor Picas . harpa
Henrique Fernandes . contra-baixo
João Martins . saxofones
João Tiago Fernandes . percussão
Nuno Alves . electrónica
Sérgio Bastos . piano

Filmes realizados por Norman Mclaren e René Jodoin

Programação multimédia em Pure Data [pd~]: João Martins
Ilustrações: João Tiago Fernandes

Direcção Artística: Nuno Alves

Apoio:
NFB . National Film Board (Canadá)


Agradecimentos:
Rosa Amélia Martins (Escola de Educação Complementar em Matemática,
Universidade de Aveiro)
Arsélio Martins (Geometria Dinâmica, Escola Secundária José Estêvão, Aveiro)
Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian
ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro

Links recomendados:
Escola de Educação Complementar em Matemática:http://eecm.mat.ua.pt
Geometria Dinâmica: http://www.geometrias.eu
Atractor - Matemática Interactiva: http://www.atractor.pt
Associação de Professores de Matemática:http://www.apm.pt
Sociedade Portuguesa de Matemática: http://www.spm.pt
2019
11.03 -> 16.03 Black Box / Plataforma das Artes / Guimarães:  Uma Floresta Animada [tickets]
23.02 -> 24.02 Caixa de Música - Paredes de Coura - Residência Escola do Rock com Alunos do ensino articulado / Academia
26.01 -> 27.01  Caixa de Música - Paredes de Coura - Residência Escola do Rock com Coura Voce
12.01   LISBOA -  Uma Floresta Animada [private event]
06.01   PORTO - Uma Floresta Animada [private event]

2018
16.12 -> 21.12   Caixa de Música - Paredes de Coura - Apresentação Final Escola do Rock 2018
02.12   Teatro Rivoli - PORTO - Escola do Rock Tour2018
24.11   GNRation - Braga : AlgoRítmico   [tickets]
23.11   GNRation - Braga : AlgoRítmico
01.11   Teatro Viriato - Viseu : Uma Floresta Animada  [tickets]
11.10   Teatro Municipal - Vila Real : AlgoRítmico
31.07   Teatro Municipal - Vila Real : As Aventuras de Príncipe Achmed
26.07   Museu Nacional Soares dos Reis - Porto // Festival Orbital - CORVO / Varis
12.07   Maus Hábitos - Porto : Escola do Rock Tour2018
11.07   Casa da Música - Porto : Escola do Rock Tour2018
13.05   Auditório Municipal Castelo de Paiva : Escola do Rock Tour2018  
12.05   Auditório Municipal Castelo de Paiva : Escola do Rock Tour2018
20.01   Teatro Municipal - Vila Real : Filmes da Terra do Pai Natal


2017
22.12 Caixa de Música - Paredes de Coura - Apresentação Final Escola do Rock 2017
15.8 Festival Vodafone Paredes de Coura : TOUR Escola do Rock
11.2 Casa da Música - Porto :  TOUR Escola do Rock
3.6 Serralves em Festa 2017 - Porto : TOUR Escola do Rock
26.5 Cine Teatro João Verde - Monção : TOUR Escola do Rock
25.5 Auditório Municipal - Vigo : TOUR Escola do Rock
11.2 Casa da Música - Porto - Uma Floresta Animada
10.2 Casa da Música - Porto - Uma Floresta Animada

2016
23.12 Caixa de Música - Paredes de Coura - Apresentação Final Escola do Rock 2016
7.2 Hard Club - Porto : TOUR Escola do Rock
6.2 Cine Teatro João Verde - Monção : TOUR Escola do Rock
17.1 Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima : TOUR Escola do Rock
16.1 Auditório Municipal - Vigo : TOUR Escola do Rock

2015
22.12 Centro Cultural - Paredes de Coura - Apresentação Final Escola do Rock 2015

2014
20.12 Centro Cultural - Paredes de Coura - Apresentação Final Escola do Rock 2014

2013
12.12 - Centro Cultural - Ílhavo - Filmes da Terra do Pai Natal
11.12 - Centro Cultural - Ílhavo - Filmes da Terra do Pai Natal
31.8 Teatro José Lúcio da Silva - Leiria - Praça Viva : Uma Floresta Animada

2012
9.12 - Cine Teatro Pax Julia - Beja - Filmes da Terra do Pai Natal
7.12 - CAE - Portalegre - Filmes da Terra do Pai Natal
1.12 - Plataforma das Artes - Guimarães - Optimus Primavera Club - Um Corvo na Cidade + impro 5tet
21.4 - Theatro Circo - Braga - Fast Forward - Filmes do Fast Forward
13.4 - CAE - Portalegre - AlgoRítmico : Música e Matemática

2011
3.12 - Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima - Uma Floresta Animada
26.11 - CAAA - Guimarães - Guimarães CEC 2012 - Conta-nos o teu sítio: espectáculo com a comunidade
25.12 - Centro Cultural - Paredes de Coura - AlgoRítmico : Música e Matemática
12.11 - Cine Teatro - Gouveia - Uma Floresta Animada
7.11 - Centro Cultural - Vila Viçosa - AlgoRítmico : Música e Matemática
5.11 - CCB - Lisboa - Filmes da Terra do Pai Natal
4.11 - CCB - Lisboa - Filmes da Terra do Pai Natal
3.11 - CCB - Lisboa - AlgoRítmico : Música e Matemática
30.10 - Centro Cultural - Redondo - AlgoRítmico : Música e Matemática
29.10 - Centro Cultural - Borba - AlgoRítmico : Música e Matemática
23.10 - Teatro Bernardim Ribeiro - Estremoz - AlgoRítmico : Música e Matemática
13.10 - Casa da Cultura - Seia - Uma Floresta Animada
23.10 - Auditório Municipal - Reguengos de Monsaraz - Uma Floresta Animada
22.10 - Auditório Municipal - Reguengos de Monsaraz - Uma Floresta Animada
10.8 - Centro Cultural - Paredes de Coura - Celebrar Paredes de Coura [residência + espectáculo especial]
30.7 - Cine Teatro Vianense - Viana do Alentejo - Uma Floresta Animada
22.7 - Centro Social Guardizela - Guimarães - Guimarães CEC 2012 - Conta-nos o teu sítio: espectáculo com a comunidade
27.3 - Casa da Cultura da Sertã - Sertã - Uma Floresta Animada
20.1 - Teatro José Lúcio da Silva - Leiria - AlgoRítmico : Música e Matemática


2010
18.12 - Castro Daire - Filmes da Terra do Pai Natal
16.12 - Cine-Teatro Estarreja - Estarreja - Filmes da Terra do Pai Natal
5.12 - Museu de Serralves - Porto - Natal em Serralves - AlgoRítmico : Música e Matemática
4.12 - Teatro Municipal - Vila do Conde - Filmes da Terra do Pai Natal
19.11 - Centro Cultural de Paredes de Coura - Paredes de Coura - Um Retrato da Nossa Gente [Reposição]
3.10 - Centro Cultural de Ílhavo - Ílhavo - AlgoRítmico : Música e Matemática
2.10 - Balleteatro (Arca D'Água) - Porto - Dança.pt - Um Corvo na Cidade
11.9 - Teatro Aveirense - Aveiro - As Aventuras do Príncipe Achmed
9.8 - Largo da Capela do Espírito Santo - Paredes de Coura - Festas do Concelho - Um Retrato da Nossa Gente
9.7 - Praça Barão da Batalha - Abrantes - Um Corvo na Cidade
28.5 - Cine-Teatro São Pedro - Abrantes - Animaio 2010 - Uma Floresta Animada
3.5 - Teatro Sá de Miranda - Viana do Castelo - X Festival de Cinema e Vídeo - KinoEye: Filme/concerto
31.3 - Centro Cultural Vila Flor - Guimarães - Uma Floresta Animada
25.3 - Theatro Circo - Braga - Uma Floresta Animada
23.3 - Casa das Artes - Famalicão - Uma Floresta Animada
20.3 - Cultural Vila Flor - Guimarães - Os Dias a Crescer - Um Corvo na Cidade + showcases
23.2 - Teatro Viriato - Viseu - Um Corvo na Cidade
20.2 - Centro Cultural de Redondo - Redondo - Um Corvo na Cidade

2009
13.12 - Museu de Serralves - Porto - Natal em Serralves - Uma Floresta Animada
8.12 - Teatro Angrense - Angra do Heroísmo - Filmes da Terra do Pai Natal
5.12 - Centro Cultural de Cascais - Cascais - Filmes da Terra do Pai Natal
31.10 - Casa da Música - Porto - AlgoRítmico : Música e Matemática
30.10 - Casa da Música - Porto - AlgoRítmico : Música e Matemática
29.10 - Casa da Música - Porto - AlgoRítmico : Música e Matemática
28.10 - Casa da Música - Porto - AlgoRítmico : Música e Matemática
27.10 - Casa da Música - Porto - AlgoRítmico : Música e Matemática
10.10 - Museu D.Diogo de Sousa (org. Velha-a-Branca) - Braga - Fast Forward 2009 - Rewind - Fast Forward Rewind
4.10 - Centro Cultural - Ílhavo - Filmes da Terra do Pai Natal
13.9 - Barquinha Parque - Vila Nova da Barquinha - Verão com Sorrisos 2009 - Spy Quintet
23.8 - Teatro Municipal - Vila do Conde - Uma Floresta Animada
31.7 - Palco Jazz - Paredes de Coura - Festival Paredes de Coura - Spy Quintet
30.5 - Centro Cultural - Redondo - Uma Floresta Animada
28.5 - Escola Secundário - Barcelos - Marte 2009 - Um Corvo na Cidade
28.2 - Centro de Artes e Espectáculos - Portalegre - Portalegre JazzFest 2009 - Spy Quintet
19.2 - Teatro Municipal - Guarda - Spy Quintet
18.2 - Teatro Viriato - Viseu - Spy Quintet
14.2 - Auditório Municipal - Vila do Conde - Festival Animar 4 - Filmes da Terra do Pai Natal

2008
28.12 - Cine-Teatro São Pedro - Alcanena - Filmes da Terra do Pai Natal
17.12 - Auditório Municipal - Sever do Vouga - Filmes da Terra do Pai Natal
16.12 - Auditório Municipal - Sever do Vouga - Filmes da Terra do Pai Natal
13.12 - Casa da Música - Porto - Filmes da Terra do Pai Natal
12.12 - Centro Cultural Transfronteiriço - Alandroal - Filmes da Terra do Pai Natal
10.12 - Teatro Aveirense - Aveiro - Filmes da Terra do Pai Natal
6.12 - Teatro Viriato - Viseu - Filmes da Terra do Pai Natal
5.12 - Teatro Viriato - Viseu - Filmes da Terra do Pai Natal
21.11 - Casa da Música - Porto - Filmes da Terra do Pai Natal
20.11 - Casa da Música - Porto - Filmes da Terra do Pai Natal
7.7 - Museu de Serralves - Porto - Festa no Parque 2008 - Um Jogo de Futebol - EURO2008: Portugal-Turquia
18.5 - Teatro José Lúcio da Silva - Leiria - Dia Mundial dos Museus, 2008 - As Aventuras do Príncipe Achmed
10.5 - Centro de Artes e Espectáculos - Portalegre - KinoEye: Filme/concerto
9.5 - Centro de Artes e Espectáculos - Portalegre - (para escolas) - As Aventuras do Príncipe Achmed
16.4 - CineClube Zoom - Barcelos - KinoEye: Filme/concerto
12.4 - Cinema Passos Manuel - Porto - (estreia do programa) - KinoEye: Filme/concerto

2007
13.10 - Velha-a-Branca - Braga - 3º Aniversário : Estaleiro Cultural Velha-a-Branca - Love Movies (N. Ferros, J.M.Pinto, Rui Macedo, Artur)
26.7 - Avanca - Avanca - Festival Avanca ‘07 - Quarteto de improvisação (J.Martins, N.Ferros, Henrique Fernandes, João Tiago)
13.7 - Velha-a-Branca - Braga - Sexta-feira 13 - Horror Movies (J.M.Pinto, N.Ferros, J.Martins, Henrique Fernandes)
3.7 - Livraria Centésima Página - Braga - solo: João Martins
2.6 - Casa da Música - Porto - Dia Mundial da Crinça / Serviço Educativo - As Aventuras do Príncipe Achmed
1.6 - Casa da Música - Porto - Dia Mundial da Crinça / Serviço Educativo - As Aventuras do Príncipe Achmed
19.5 - Museu dos Biscainhos - Braga - "On The Other Hand / Sombra-Clara" - Trio de improvisação (J.M.Pinto, Nuno Ferros, Artur)
26.1 - Centro Cultural Vila Flôr - Guimarães - Concerto para escolas - Serviço Educativo - As Aventuras do Príncipe Achmed

2006
9.9 - Quarteirão das Artes - Montemor-O-Velho - Reabertura - Space ShowCase / Lost Gorbachevs
3.8 - Claustros da Biblioteca - Portalegre - Quintas nos Claustros - As Aventuras do Príncipe Achmed
8.4 - Cinte-Teatro - Estarreja - Aniversário do Festival de Avanca - As Aventuras do Príncipe Achmed

2005
22.10 - Theatro Esther de Carvalho - Montemor-O-Velho - Festival Space 2005 parte2 - As Aventuras do Príncipe Achmed
9.10 - Cinema Passos Manuel - Porto - Festival Space 2005 - As Aventuras do Príncipe Achmed

2001
Festival Space 2001 em Coimbra

2000
Festival Space 2000 em Coimbra

1999
Festival Space 1999 em Coimbra

 SPACE ENSEMBLE


website: www.spaceensemble.net
special projects - dedicated websites:
escoladorock.paredesdecoura.pt [Paredes de Coura]
www.trilogiadosvales.com [Monção]


email: spaceensemble@gmail.com

social networks: Facebook


phone: (+351) 91 462 4863

Address:
Space Ensemble
Rua Dr Afonso Viana, 16
4940-531 Paredes de Coura
PORTUGAL
Space Ensemble
Rua da Boavista, 342 - Casa 86
4050-102 Porto
PORTUGAL

O Space Ensemble é uma formação orgânica e mutante que se baseia na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e o contexto dos eventos.

Um processo de exploração que se desenvolveu ao longo das várias edições do Festival Space (dedicado à música improvisada qe decorreu entre 1999 e 2005), e que acabou por ser a base de preparação de inúmeros projectos que desde então percorreram as principais salas de Portugal.

Nos seus espectáculos cruzam várias vertentes artísticas, trabalhando essencalmente o formato filme-concerto. Apostam na produção de espectáculos para toda a família e com um caracter de serviço educativo, tendo já abordado temas como a Matemática, o ambiente, ou a memória colectiva de alguns territórios.

Ao longo dos mais de 10 anos de carreira tem vindo a musicar obras marcantes do cinema mundial, essencilamente na área de documentário e animação, tendo já percorrido a obra de autores emblemáticos como Lotte Reiniger, Dziga Vertov, Norman Mclaren, entre muitos outros.

Já se apresentaram em diversos eventos e festivais como o Serralves em Festa, o Festival de Paredes de Coura, o Festival de Jazz de Portalegre, Os Dias a Crescer em Guimarães, etc., assim como em algumas das melhores salas nacionais: Casa da Música no Porto, Cine-Teatro de Estarreja, Theatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho, Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, CAE Portalegre, Cinema Passos Manual no Porto, Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, Teatro Viriato em Viseu, Teatro Municipal de Vila Real, etc.

Em 2008 e 2017 apresentaram no Museu de Serralves a performance “Um Jogo de futebol”, musicando ao vivo o jogo Portugal x Turquia do Euro 2008, e a Final da Liga dos Campeões [Real Madrid X Juventus], respectivamente, contando com 11 músicos em palco e um relatador [Gabriel Alves em 2008 e João Ricardo Pateiro em 2017]. Concertos a que assistiram mais de 10 000 pessoas.

Em 2009 apresentaram o programa “Spy Quintet”, dedicado ao free-jazz, e como homenagem a Ornette Coleman, John Zorn e Tim Berne, e criaram o programa “AlgoRítmico”, para a Casa da Música, um programa que relaciona a Música com a Matemática, e que tem por base os filmes dos realizadores canadianos Norman Mclaren e René Jodoin.
Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, o Space Ensemble preparou os filmes-concerto “Um Corvo na Cidade”, e “Uma Floresta Animada”. Programas resultantes da parceria com o Finnish Film Contact.

Desde 2014, o Space Ensemble dirige a Escola do Rock de Paredes de Coura, Um evento que é também uma semana de residência e formação dedicada ao Rock, com um programa lectivo que passa pelos clássicos do rock, e pelo historial do Festival Paredes de Coura.

Em 2015, foram convidados a produzir um espectáculo especial para as celebrações dos 500 anos do Foral de Paredes de Coura. Criaram um filme-concerto, realizando o filme "Uma Visita Real" e musicando ao vivo com mais de 90 músicos courenses, com idades entre os 8 e os 80 anos.

Em 2017, desenvolveram um projecto com o Município de Monção, intitulado Trilogia dos Vales, no qual participaram inúmeras instituições de Monção como bandas filarmónicas, lares de idosos, centros de dia, e grupos de música tradicional. Um projecto com a comunidade, que foi apresentado em 3 actos no Cine Teatro João Verde.

Em 2018 o Space Ensemble prossegue com o projecto da Escola do Rock Paredes de Coura, prepara-se para estrear o programa GREEN /// VERDE, um projecto de música de câmara com composições originais, e outros dois programas no formato filme-concerto. Um dedicado a figuras marítimas e outro que é uma adaptação de vários livros de autores portugueses no universo das fábulas e dos contos infantis.